segunda-feira, 20 de julho de 2009

CRONOLOGIA HISTÓRICA

TRENTO/ITÁLIA
_______________________

CRONOLOGIA HISTÓRICA

Observação: TRENTO, quando se deu a emigração em 1874, pertencia ao TIROL MERIDIONAL que, por sua vez, estava anexo ao "IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO" no último período da monarquia dos Habsburgo (1867 a 1918). Tal Império se desintegrou no final da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), quando o atual TRENTINO-ALTO ÁDIGE/SÜDTIROL, que compreende a Província Autônoma de Bolzano e a Província Autônoma de Trento, passa a pertencer à ITÁLIA, pelo Tratado de Saint Germain, em 1919. Por opção, a família UBER se declara  italiana, muitos portando oficialmente, inclusive, tal cidadania. Entende-se, também, por que muitos dos imigrados dominavam o “dialeto italiano trentino” e também o “alemão”, eis que era a Áustria quem comandava aquele Império.

=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=

1. ÁUSTRIA / ÁUSTRIA

1792-1815 – Durante as guerras napoleônicas o Império de Asburgo assume o papel de protagonista nas coalizões anti-francesas. Em 1806, o Império Romano da Germânia é dissolvido. 
1809 – A Áustria sustenta a sublevação tirolesa contra a Baviera e França. 
1813 – A Áustria entra novamente em guerra contra a França. O Trentino - Alto Ádige é sitiado por dois exércitos austríacos: um penetra na Baviera e no Tirol; outro ocupa Venêto. A Baviera retira-se da aliança com Napoleão e empenha-se em ceder o Tirol para a Áustria. 
1815 – Ao final das guerras napoleônicas, o Império de Asburgo volta às suas antigas fronteiras, acrescidas de Venêto que, junto com a Lombardia, forma o Reino Lombardo-Venêto, e pela Dalmácia. Perde-se definitivamente, ao contrário, a Bélgica que, juntamente com a Holanda, forma o Reino dos Países Baixos. No dia 8 de Junho é constituída a Confederação Germânica com o objetivo de garantir a segurança interna e externa. Órgão permanente da Confederação é a Dieta, com sede em Frankfurt no Meno. A presidência é entregue à Áustria que confere à atividade da Dieta um caráter antiliberal e estritamente conservador. Abre-se para a Áustria um período de grande prestígio e potência que durará até 1848. 
1848 – O Império tem que enfrentar o problema não resolvido da liberdade constitucional. No dia 13 de março, Viena se insurge e, a seguir, a revolução se estende a Praga e à Boêmia, à Hungria e ao Lombardo-Venêto. Em Novembro, demite-se o Imperador Ferdinando I: sucede a ele, no dia 2 de Setembro, seu neto Francisco Giuseppe, com apenas dezoito anos. 
1859 – Inicia a guerra contra Piemonte aliado à França que custará à Monarquia dos Asburgo a perda da Lombardia. 
1866 – A Áustria, forçada à paz de Praga, tem que reconhecer a dissolução da Confederação Germânica e cede à Itália, através da França, o Venêto. 
1867 – O unitário Império dos Asburgo se transforma na dúplice Monarquia Austro-húngara, constituída pelo Império da Áustria (Cisleithania) e pelo Reino da Hungria (Transleithania). 
1879-1882 – A política das alianças passa através das alianças entre a Áustria e a Prússia (1879 - Tratado de Viena) e a aliança entre Alemanha, Rússia e Áustria-Hungria (1881 - Tratado de Berlim), para chegar, em 1882, à Tríplice Aliança entre a Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=

2. TRENTINO-ALTO ÁDIGE E TIROL

1796 – Do dia 5 de Setembro ao início de Novembro, ocorre a primeira ocupação francesa no Trento; no dia seguinte, incorpora Trento e os territórios do Trentino meridional: era desde 1509 que o Trentino não fruía a própria unidade territorial. Depois da ocupação francesa, vieram os austríacos que ocupam o território, governado em nome do imperador pelo conde do Tirol, Felippo Baroni Cavalcabò. 
1803 – Em 4 de fevereiro, anexação do Trentino à Áustria. 
1805 – A Áustria derrotada, por Napoleão, tem que ceder à Baviera, aliada da França, o Tirol com os territórios dos dois ex-principados de Bressanome e de Trento e, em parte, o Círculo de Rovereto (exclusos os vacariatos de Ala, Avio e Bretônico). 
1813 – A Áustria entra em guerra contra a França. O Trentino volta a pertencer à Áustria até o final da Primeira Guerra Mundial (1918).
.
 
 Divisão étnica do Império Austro-Húngaro - Antes do Tratado em 1918
.
=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=o=

  3. ITÁLIA / ITÁLIA

1814-1815 – Congresso de Viena. A Itália, depois da queda do império napoleônico, é dividida em oito Estados: Reino da Sardenha (Piemonte, Ligúria e Sardenha), Reino Lombardo-Venêto, Ducado de Parma e Placença, Ducado de Módena, Ducado de Lucca, Grão Ducado de Toscana, Estado da Igreja (Lácio, Úmbria, Marcas e Romagna), Reino das Duas Secílias (Itália Meridional e Secília).
1914 – Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, a Itália se declara neutra.
1915 – No dia 24 de maio, a Itália declara guerra à Áustria.
1948 – O Parlamento Italiano, com leis constitucionais, aprova o primeiro estatuto de autonomia especial do Trentino-Alto Ádige.
1969 – No dia 30 de novembro, após encontros com o Ministro do Exterior austríaco, o governo italiano notifica o texto de um acordo sobre um “pacote” de garantias para a população de língua alemã da Província de Bolzano.
1971 – O Parlamento aprova uma série de modificações ao estatuto do Trentino-Alto Ádige, que transfere grande parte dos poderes autônomos da Região à Província de Bolzano (e àquela de Trento), como tinha sido pedido pela população de língua alemã.
1973-1993 – O Instituto Trentino de Cultura funda o Instituto Ítalo-Germânico; a seguir o Instituto de Ciências Religiosas, o Instituto para pesquisa científica e tecnológica (1979), o centro internacional para pesquisa matemática, o centro de física dos estados agregados (1982), o Centro de biofísica (1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário