segunda-feira, 20 de julho de 2009

FILHOS DE MANSUETO UBER e THERESA BRIDI

BRASÃO DA FAMÍLIA UBER
.
Bastante numerosa em todo o norte da Itália, sua história em Rio dos Cedros começa com o embarque no porto de Trieste/Itália, em dezembro de 1874, e a chegada ao porto de Itajaí/SC, do pai, Francesco Uber - filho de Antônio Uber e Marguerita Maor - juntamente com os filhos Eugênio Uber e Mansueto Uber, provenientes de Mattarello, Tirol Trentino/ITÁLIA, membros da primeira leva de imigrantes trentinos que chegaram a Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, Brasil, na segunda quinzena de Fevereiro de 1875. Traremos aqui a linha de descendentes do imigrante Mansueto Uber.
.

REGISTRO DI NASCITA - MANSUETO UBER
.
FAMÍLIA DE MANSUETO E THERESA (1905)
Da esquerda à direita, em pé: Alfonso Fortunato, Octávio Víctor, Ilário, Felice Giuseppe, Ermínia Theresa e Otília Catharina; sentados: Frederico Giosué, Sofia, (esposa de Frederico), Mansueto, Theresa e o caçula Eleto.
* * * * * * * * *
Mansueto, filho de Francesco Uber e de Thereza Ferrari, nasceu em 11 de Junho de 1851, em Mattarello, Tirol Trentino/Itália. Foi lavrador. Faleceu em 20 de Julho de 1927, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, Brasil, de febre, com a idade de 76 anos. Manueto está sepultado no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC..

Mansueto casou com Theresa Bridi, filha de Giovanni Baptista Bridi e de Antonia Fracalopsi, no dia 07 de Fevereiro de 1874, em Vigolo Vataro, Tirol Trentino/Itália. Mansueto emigrou da Itália em dezembro de 1874, na primeira leva, e imigrou no Brasil em janeiro de 1875, juntamente com a esposa Theresa Bridi, a filha Ermínia Theresa Uber e o pai Francesco Uber. Também veio na mesma leva o filho mais velho de Francesco, Eugênio Uber, com a esposa Lúcia Nardelli e o filho Daniele. (No Brasil, Eugênio e Lúcia tiveram mais um filho de nome Camilo). Theresa Bridi nasceu no dia 04 de Novembro de 1850, em Valsorda, Tirol Trentino/Itália, e faleceu no dia 26 de Março de 1936, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, Brasil, de causa natural, com a idade de 85 anos. Theresa está sepultada no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC..

Os filhos nascidos deste casamento foram:
.
01. Ermínia Theresa Uber nasceu em 1º de Novembro de 1874, em Tirol Trentino/Itália, e faleceu em 09 de Abril de 1964, com a idade de 89 anos. Está sepultada, bem como o marido, no cemitério de Trombudo Central/SC. Ermínia Theresa casou com Giuseppe Andreatta. Teve os seguintes filhos: Germano, Ermínio, Eleta, Gilda, Guilherma, Ida, Maria, Otília e  Ester.
.
02. Frederico Giosué Uber nasceu em 5 de Junho 1876, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu em 26 de Novembro de 1969, com a idade de 93 anos. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de São Roque, Timbó/SC. Frederico Giosué casou com Sofia Slomp ("Nani") e não teve descendência.
.
03. Ilário Mansueto Uber, nascido em 05 de Agosto de 1878, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu no dia 14 de Julho de 1883, com a idade de 04 anos, 11 meses e 09 dias, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Está sepultado no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC.
.
04. Savino Cypriano Uber nasceu em 15 de Novembro de 1880, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu em 09 de Abril de 1973, com a idade de 92 anos. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Savino Cypriano casou com Ernesta Stinghen. (Ver filhos neste megaBLOG).
.
05. Felice Giuseppe Uber nasceu em 22 de Março de 1883, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu no dia 28 de Agosto de 1979, com a idade de 96 anos, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Felice Giuseppe casou com Albina Dall'Agnolo e não teve descendência.
.
06. Ilário Uber nasceu em 11 de Junho de 1885, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu em 15 de Novembro de 1975, com a idade de 90 anos. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de Pomerandos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Ilário casou com Giulia Stinghen. Teve os seguintes filhos: Otília, Alfredo, Viola, Virgínia, Guglielma, Graciosa, Thereza, Vitório e Ermínia.
.
07. Alfonso Fortunato Uber nasceu em 27 de Junho de 1887, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu em 07 de Julho de 1987, com a idade de 100 anos. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de Alto Pomeranos (Glória), Rio dos Cedros/SC. Alfonso Fortunato casou com Esperança Bonati. Teve os seguintes filhos: Artur, Ulda, Daniel, Arceste, Fiorelo, Frederico, Ervin, Elza e Arnoldo.
.
08. Octávio Víctor Uber* nasceu em 13 de Maio de 1890, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. "David Bertoldi" nasceu em 18 de Junho de 1888, em Piraí do Sul/PR, e faleceu em 10 de Maio de 1981, em Piraí do Sul/PR, com a idade de 90/92 anos. Está sepultado no cemitério do Bairro Fundão, em Piraí do Sul/PR. Octávio Víctor/David casou com Maria Ovídia de Almeida. (Ver filhos neste megaBLOG).
.
09. Otília Catharina Uber nasceu em 28 de Maio de 1894, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu em 09 de Abril de 1973, com a idade de 78 anos. Está sepultada, bem como o marido, no cemitério de Cedro Alto, Rio dos Cedros/SC. Otília Catharina casou com Francesco Campestrini. Teve os seguintes filhos: Artur, Germano, Hermínio, Eleta, Maria, Tibério, Guglielma, Gilda, Ida, Ester, Emma e Regina.
.
10. Eleto Uber nasceu em 05 de Junho de 1895, em Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC, e faleceu de tuberculose no dia 13 de Novembro de 1941, com a idade de 46 anos. Está sepultado, bem como a esposa, no cemitério de Pomeranos Santo Antônio, Rio dos Cedros/SC. Eleto casou com Maria Zanghellini e não teve descendência.

___________
*Octávio Víctor Uber trocou o nome para David Bertoldi. David passa a ser filho de Abanjoeto Bertoldi e de Terezina Bertoldi, e troca a data de nascimento de 13 de Maio de 1890 para 18 de Junho de 1888. (Ver filhos neste megaBlog).

CERTIFICATO DI MATRIMONIO - MANSUETO UBER

. . . . . . . . . . . . . . .
Obs.: Para acessar a página de Savino Cypriano Uber e de Ernesta Stinghen ou de Octávio Víctor Uber/David Bertoldi e de Maria Ovídia de Almeida, clicar acima à direita. Cada um de seus filhos, cujos nomes estão com letra maiúscula, possuem página própria, com sua descendência até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário